TURISMO & GASTRONOMIA

Encantos de Leiria

A cidade de Leiria nasceu entre o castelo e o rio Lis, em consequência do movimento da reconquista cristã aos muçulmanos pelo reinado de D. Afonso Henriques. Contudo, foi no reinado de D. Dinis (1285-1324) que a cidade se engrandeceu, tornando-se naquilo que é hoje. D. Dinis ficou celebre por diversas obras em Leiria, onde lhe são atribuídas a secagem de pântanos nas margens do Lis para fins agrícolas, que iriam dar origem ao fértil vale que se estende desde Leiria à sua foz, e a sementeira do Pinhal de Leiria, feitos pelos quais ficou conhecido pelo cognome “O Lavrador”. As madeiras do Pinhal de Leiria foram determinantes para a construção naval na época dos Descobrimentos Portugueses (sec. XV/XVI), uma atividade predominante na região nos dias atuais.

Marcada pela sua diversidade gastronómica, a cidade de Leiria oferece-nos diversas iguarias como as morcelas de arroz oriundas dos Marrazes, o leitão à moda da Boavista e o arroz de marisco da praia da Vieira (considerada uma das 7 maravilhas gastronómicas). Também as Brisas do Lis, Canudos de Leiria, Filhós de Abóbora, o Bolinho de Pinhão são alguns dos doces conventuais que pode encontrar nesta bela cidade. Integrada na Região Demarcada do Vinho das Encostas de Aire, brinda com excelentes vinhos (Cortes, Touria, Vidigal), para além do precioso Licor de Leite da Vieira de Leiria.

Leiria situa-se próximo de diversas praias, como a Praia da Vieira, Praia do Pedrogão, São Pedro de Moel, Paredes da Vitória e Nazaré.
Detentora de um vasto património cultural, é possível contemplar diversos monumentos como o castelo de Leiria, o moinho de papel, a igreja da Nossa Senhora da Encarnação, MIMO (Museu de Imagem em Movimento) em Leiria, e nas cidades próximas, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Santuário de Fátima, Castelo de Ourém e Castelo de Pombal.