Rota – Amor e Cegovim

JARDIM

CAMPOS DO LIS

Os Campos do Lis são caracterizados pelos vários canais e açudes utilizados para regar os terrenos agrícolas, nos quais nascem campos de milho, extensas zonas de horticultura e os mais variados pomares. Ao longo do rio podemos encontrar as suas margens repletas de caniços, freixos e salgueiros, bem como as mais variadas aves. Ocasionalmente, em alturas de precipitação intensa. o rio aumenta de caudal e inunda os campos circundantes.

TURISMO

MONTE REAL

Fundada no Reguengo de Ulmar, Monte Real era originalmente conhecido por Póbra de Mô Real e Vila da Póvoa de Mon Real. Devido à enorme importância que adquirira nos tempos de El Rei, na parte mais alta da povoação existem ainda vestígios do antigo Paço Real, um local onde se crê terem vivido D. Dinis e a Rainha Santa Isabel, atualmente um monumento restaurado.

PRAIA

PRAIA DA VIEIRA

A praia da Vieira de Leiria tem origens na atividade piscatória, designadamente a “arte xávega”, um dos principais fatores da sua fixação populacional. De facto, a área da xávega que se estende de Espinho até Vieira de Leiria é uma zona do litoral em que a ação do mar, do vento e das areias tornaram difícil a fixação humana. Por esta razão, o Reino incentivou o fomento da atividade das redes de arrasto que, para além de garantir o sustento a numerosas famílias, permitia fixar populações para a sementeira das dunas, construção que necessitava de muita mão-de-obra. É neste contexto que se forma e fixam as pequenas comunidades piscatórias que ainda hoje imprimem um bulício sazonal típico e uma riqueza etnográfica inigualável. Esta atividade aglutinou à sua volta um conjunto de outras atividades, como o comércio local do pescado, e proporcionou o crescimento de um serviço de restauração à base do peixe ali capturado, o que permite manter aquela praia como um importante polo de atração turística. Nos dias de hoje, constata-se que, a pouco e pouco, se tem procurado restringir esta arte secular de pesca artesanal.

Já se perdeu há muito o grito das pexinas apregoando o “carapau de corrida…”.

MILITAR

BASE AÉREA MONTE REAL

A base foi inaugurada em 4 de Outubro de 1959, sendo na altura equipada com aviões de caça F-86F Sabre. A base foi desde sempre destinada a defesa aérea, tendo sido construída num local central do território continental Português, de modo a permitir a intervenção rápida dos seus caças em qualquer ponto de território. A 1 de Outubro de 2012 foi feita Membro-Honorário da Ordem Militar de Cristo.

JARDIM

JARDIM DE CAMÕES

Neste jardim público, ocorreu um dos acontecimentos mais marcantes para a cidade na época de Miguel Torga: a Exposição Distrital do Bicentenário de 1940, em simultâneo com a de Lisboa. O escritor não a menciona nas suas obras, de resto, como sempre fez em relação às iniciativas do regime do Estado Novo. Afonso Lopes Vieira, por seu turno colaborou naquele evento.